Pão de queijo nutritivo (e gostoso!) com inhame

Quando vi essa receita no programa Socorro! Meu filho não come, comandado pela nutricionista Gabriela Kapim, no canal pago GNT, não botei muita fé. Mesmo assim, aquilo ficou no fundinho da minha cabeça. Hoje, resolvi colocar tudo à prova e fui até o supermercado com a cara, a coragem e a Marina no carrinho, para comprar inhame. Chegou o dia de testar se isso daria mesmo certo.

Ingredientes a postos, fui para a cozinha e arrisquei. Gente! E não é que deu certo? Ficou delicioso. Nem parecia que tinha dois inhames ali no meio.

Para quem não sabe, o inhame é um carboidrato do bem. A lista de benefícios desse tubérculo (a palavra é feia, mas é assim que são classificados o inhame, a batata-doce, a mandioca e afins) para a saúde é grande. Ele fortalece o sistema imunológico, melhora a qualidade do sangue, equilibra os hormônios (e por isso é um ótimo aliado para as mulheres na menopausa), reduz a absorção do colesterol… Pesquisas indicam que o alimento também ajuda na fertilidade e deve ser incluído no cardápio de quem está tentando engravidar. É uma ótima maneira de deixar o lanche da tarde ou o café da manhã mais nutritivo, sem perder a gostosura. Tá bom ou quer mais?

Gente, é sério: é facílimo de fazer e fica uma delícia. Sabe aquele pão de queijo com casquinha crocante e molinho por dentro? Então.

Rasgações de seda para o inhame à parte, vamos ao que interessa. A receita é a seguinte:

PÃO DE QUEIJO COM INHAME

Ingredientes

– 1 e 1/2 xícara de polvilho doce
– 1 xícara de polvilho azedo
– 50 g de queijo parmesão ralado (ok, eu coloquei um tiquinho a mais)
– 1/2 xícara de azeite (pode ser óleo também)
– 2 inhames
– sal a gosto

Modo de preparo

Coloque o inhame para cozinhar. Fiz isso rapidinho em uma panela de pressão, mas você pode fazer como preferir. Depois, amasse e deixe-o como um purê. Ligue o forno e deixe preaquecer (mais ou menos a 180 graus). Enquanto isso, misture os ingredientes secos em uma tigela. Depois, junte o azeite. Vai virar uma farofinha. Aos poucos, acrescente o inhame e mexa com as mãos, até virar uma massa homogênea. Faça bolinhas com a massa e distribua, com um espaço entre elas, pela forma, untada com um tiquinho de azeite. Aí, é só por no forno e deixar uns 40 minutos (ou até dourar – o tempo varia conforme o forno).

Rende uns 30 pães de queijo pequenos. Ah, a massa pode ser mantida crua por três dias na geladeira ou por quinze dias no freezer.

Marina e eu aprovamos! E você?

paodequeijoinhame

Anúncios

2 opiniões sobre “Pão de queijo nutritivo (e gostoso!) com inhame

    • Oi, Thais.

      Como a Marina também come, coloquei bem pouquinho, no olhômetro mesmo, mas acho que uma colher de café é ok.

      Depois me conta como ficou!

      Beijos e obrigada pela visita.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s