Por que os bebês choram?

Hoje o post não é meu. É um texto muito interessante da psicanalista Luzinete Rocha Cruz Carvalho, que li em um grupo de maternidade de que participo no Facebook. Muitas vezes, pais e mães ficam enlouquecidos porque o bebê não para de chorar e eles simplesmente não conseguem compreender o motivo. A fralda está limpa, acabou de mamar, arrotou, sem cólica, está agasalhado… Mas por quê, meu Deus? Por que o bebê chora?

Leiam e reflitam:

crybaby

“Como você se sentiria se quisesse conversar com seu marido sobre algo que fosse importante para você, e ele muito cansado de um dia inteiro de trabalho passasse direto por você e fosse olhar os armários da cozinha, depois o guarda-roupas, depois a sapateira, colocasse a mão na sua testa e dissesse para si mesmo:

– Hummm… Os armários estão cheios de comida, o guarda-roupas cheio de roupas lindas, tem sapatos novos na sapateira, ela não está com febre, minha esposa está limpa, bem alimentada, bem vestida, não está com frio nem fome, portanto não há mais nada que ela possa querer ou precisar! Eu a amo muito, mas creio que ela está mal acostumada, vou deixá-la alí falando sozinha, que quando ela se cansar ela dormirá tranquila, pois nada lhe falta…

Se você como uma mulher adulta, capaz de compreender muitas coisas, não tem apenas necessidades físicas, por que pensar que um bebê recém-chegado a este mundo só chora quando está com frio, calor ou fome? Se você, que é adulta, quer ser ouvida, beijada, abraçada e acarinhada, se você que é adulta quer sentir que te amam, não apenas cuidando de suas necessidades físicas, quer se sentir segura e amada através do contato e da presença de um marido carinhoso, como pensar que um bebê não precisa (muito mais) da presença física e do contato com sua mãe?

Se você, que é adulta, precisa de presença, carinho e contato para estar feliz, como achar que um bebê também não precisa?

Se você, que é adulta, não quer ‘marcar hora’ para receber carinho e atenção, como achar que um bebê merece ter isso de forma restrita e limitada?

Coloque-se no lugar do seu filho por um único instante, e por favor: vá pegá-lo no colo, embalá-lo, niná-lo, dê-lhe o peito, e mostre que você o ama da ÚNICA forma que ele é capaz de compreender agora: com sua presença física!”

Texto de Luzinete Rocha Cruz Carvalho, psicanalista. 

 

Foto: We Heart It

Anúncios

4 opiniões sobre “Por que os bebês choram?

  1. Realmente se a gente se colocar no lugar deles, dá pra imaginar o que eles se sentem, e algumas vezes não temos é paciência para com eles, por isso temos que pedir paciência e discernimento para a maternidade.

  2. a Manu tem 2 meses e sempre que a deixo sozinha para ir ao banheiro ela chora, parece que está abandonada há horas…
    mas é assim mesmo, eles são novos nesse mundo, e as pessoas se comportam como se eles soubessem de tudo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s