O título desse post pode parecer redundante, mas, acreditem: para muita gente, não é. Às vezes, nos esquecemos de que pertencemos ao grupo dos mamíferos, animais (Isso mesmo, somos animais. Lembra?) vertebrados que se alimentam do leite de suas mães. Até alguns pediatras, bem estudados, com cursos no exterior e tudo mais, de vez em quando se esquecem dessa informação básica, que adquirimos nos livros de ciência da escola lááá no primário.
Amamentar não é fácil. Os obstáculos são muitos. Até hoje (Marina está com 47 dias), confesso que ainda não está uma coisa 100% porque ainda estou com um dos mamilos fissurados e tal. Só que quanto mais eu me informo, quanto mais eu leio, quanto mais eu vejo a carinha de satisfação da minha bebê e quanto mais noto como ela cresce e fica mais esperta a cada dia só com esse alimento, produzido aqui dentro da minha pessoa, mais eu encontro motivos para continuar e tiro forças de sei-lá-onde para não desistir. Além de superar nossas próprias dores, medos e dificuldades, ainda é preciso ignorar os conselhos queridos: “dá mamadeira pra essa menina” , “compra um leite em pó”, “dá um chazinho que não faz mal”, “la em casa meus filhos tomaram leite de vaca logo cedo e estão aí, ninguém morreu”.
Enfim, né?
Esses dias, no Facebook, vi esse vídeo postado pela Luíza Diener, do Potencial Gestante, na página do blog no Facebook e chorei. É uma campanha pró-amamentação da Unicef veiculada na China. Me senti tão parte da natureza, tão bicho, tão, tão… Se a mamãe panda amamenta, se a mamãe girafa amamenta, se a mamãe leoa amamenta, se a mamãe ovelha amamenta, por que não eu, como diria Leoni?
O título é “Breastfeed, natural love”, algo como “Amamentar, amor natural”, em português.
OI Vanessa, não é fácil mesmo esse início da amamentação. Adorei o vídeo da campanha chinesa. Não tinha visto ainda. Muito bom se sentir parte da natureza!
Uma ótima semana pra vocês
beijos
Chris
Inventando com a Mamãe
#amigacomenta
Adorei o vídeo, lindo de mais. Eu lembro das palavras do meu cunhado: A girafa, vaca, zebra amamentam, nós somos mamíferos, fazemos parte do reino animal, esses animais não estão preocupados se as tetas vão cair, se vão voltar a forma depois de parir, só o animal racional tem essas preocupações… Mudei minha forma de pensar naquela noite, deixei meu lado animal brotar quando me tornei mãe.
Bjs
#amigacomenta
Eu amamentei e tenho saudades!
Amei o vídeo!
beijos
Lele
#amigacomenta
http://www.eueleeascriancas.com.br
Que videozinhho mais lindoooo! Eu ainda não sou mãe, mas uma coisa é certa: Quero muito amamentar, mesmo com todas as dificuldades que isso implica. Tem dores, mas também delícias, né? Beijooo!
http://embrevemamae.blogspot.com.br/
Meu Deus, que video mais lindo! Quase chorei no finalzinho, a carinha triste do bebê humano mexeu comigo de jeito! Muito obrigada por compartilhá-lo! Ainda sou tentante mas sonho em amamentar o meu filhote, em parir em cuidar, ai, ai, adoro demais tudo isso!
Beijos,
Rita
http://melancianabarriga.blogspot.com/
Pingback: Amamentação e bebida alcóolica: pode ou não pode? | Casa, cozinha e fralda trocada