Sobre o parto e a coragem

– E aí, a pequena está chegando, hein? Quanta emoção
– Pois é! Não vemos a hora de conhecer a carinha dela.
– Vai querer cesáriana ou parto normal?
– Normal. Ela vai nascer em uma casa de parto.

A outra pessoa faz cara de interrogação, susto, pânico ou dor. Ou todas na sequência, não necessariamente nessa mesma ordem.

 – Parto normal? Que coragem, hein?! Boa sorte!

O diálogo acima tem se tornado cada vez mais frequente, conforme as semanas de gravidez avançam.

E isso me faz pensar que deveria ser exatamente o contrário. Para mim, precisa ter coragem para marcar uma cirurgia, muitas vezes desnecessária, que vai arrancar o seu bebê de dentro da sua barriga, sem nem saber se ele está mesmo pronto para isso ou se vai aguentar. Precisa ter coragem para cortar sete camadas de tecido, sabendo que vai precisar cuidar de um serzinho pequenino e indefeso logo depois, sem ter tempo para se recuperar dignamente. Precisa ter coragem para saber que enquanto você está lá, sozinha, sendo costurada, seu bebê está em algum outro lugar, sendo manuseado por pessoas estranhas, sem nem ter sido colocado no seu colo para você conhecê-lo propriamente.

Tanto que, juro, não estou nem um pouco pronta para ouvir que, por algum motivo, o parto natural não vai dar certo e que eu preciso ser transferida para um hospital e fazer uma cesárea de emergência. Não tô mesmo.

Sei que a cirurgia salva vidas em alguns casos, mas, confesso, não tô preparada. Torço muito para que não precise. De verdade. Se acontecer, paciência.

Aproveito e divido aqui com vocês um vídeo lindo, de um parto domiciliar inspirador. Chorei litros quando minha mãe me mostrou! (Thanks, mammy!)

BirthofSloane from Natasha Hance on Vimeo.

sgssggsgs

Vai doer, vai levar tempo, vai exigir dedicação, vai exigir força de vontade, você vai precisar tomar decisões saudáveis, vai exigir sacrifício, você vai precisar levar seu corpo ao extremo. vai haver tentação. Mas, te prometo, quando você atingir seu objetivo, vai valer a pena.

7 opiniões sobre “Sobre o parto e a coragem

  1. Adorei! Esse banner é demais! Olha, confesso que eu tenho tido um pavor de ter q cair numa cesárea! ainda bem que minha médica é top da humanização e sei que se precisar vai ser necessário. para evitar os comentários mala, tenho dito a frase que eu odeio/abomino/tenho raiva: vou tentar normal. rs As pessoas não estão preparadas pra ouvir que quero parir na água, sem anestesia! rsrsrrsrs
    bjoks

      • EXATAMENTE!! eu disse pra uma amiga q não queria anestesia e talz, nossa, ela me olhou com uma cara como se eu tivesse dito que ia parir um gremlin!
        abstraio de comentários! hehehhehe
        bjs

  2. Exatamente isso que eu penso e digo: tem que ter coragem é pra entrar na faca assim, sem motivo válido! Mas cada um sabe de si, né?!

    Bom seria se respeitassem mesmo a nossa decisão do parto natural…

    Pensamento positivo que a pequena Marina virá num parto lindo e transformador! 🙂

    Beijo beijo!

  3. Que vídeo emocionante!!!! Gostaria muito de poder ter minha filha,Valentina,que nascerá daqui há 3 dias,de parto normal ou melhor ainda,um parto natural como esse…mas como acredito que nada é por acaso, a minha pequena virá ao mundo através da cesárea,não por escolha minha,mas porque é necessário,minha placenta é prévia total e o orifício do colo do útero está totalmente coberto…sem chance dela nascer de parto normal! Também fico impressionada como algumas mães escolhem a cesárea por simples medo de encarar a dor do parto…a coragem é muito mais necessária pra quem decide entra na faca! Bom… DEUS está no controle e tudo acontece de acordo com a vontade Dele! Desejo à vc Vanessa e a tds as mamães um parto abençoado!

  4. Eu sou totalmente a favor da mãe escolher o parto do jeito que ela quer. Você tem sorte de ter uma casa de parto na sua cidade… tenho certeza que sua determinação, força interior vai ajudar a realizar esse sonho de PN.

    Tive um PN, natural, sem episiotomia, sem anestesiada. Eu escolhi assim! E na maternidade, tive a sorte deles respeitarem meus desejos.

    Agarra com força e coragem o que você quer, tenho certeza que vai conseguir!
    Doi, sim! Vale a pena, Sim!

    É muito bom saber que você conseguiu gerar o ser mais precioso naturalmente… é realmente extraordinário, eu realmente sinto o maior orgulho por ter escolhido o meu parto e ainda por ter aguentado todos os olhares assustados pro meu PN.

    Desejo muita sorte, muita força… muita saúde… que as minhas boas vibrações cheguem a você e te deêm apenas mais fé… mais certeza.

    VAI DAR CERTO!!!

    Beijos
    Karin

  5. É isso aí!!!!!!!!!!
    Já disse aqui q nao consegui ter parto normal em nenhuma gestação,mas tentei bas duas. Meus bebes entraram em sofrimento nos 45 do segundo tempo e tuive q partir pra cesaria…
    Doi? Claro q doi e q bom q doi!! Ë um momento de transformacao, no qual deixo de ser um para ser dois seres e diferentes. Não consigo enterder essas pessoas q não querem sentir dor e muitas vezes optam pela cesaria, ah? como assim?
    continue se preparando e q os ventos continue a seu favor. Seguranca e confianca é tudo nesse momento!!
    Ta chegando!!!!!!!!!!!! Uhu!!!!!
    bjs
    Mari
    #amigacomenta
    http://maricriando.blogspot.com.br

Deixe um comentário

