A arte de esperar

Com 37 semanas e 4 dias de gravidez, posso dizer que ansiedade é meu nome nome e impaciência, meu sobrenome. Não vejo a hora de conhecer a carinha da Marina, escutar seu choro, pegá-la no colo. Mas sei que tudo tem seu tempo e, se ela ainda não está dando sinais de que quer sair, é porque precisa ficar um pouco mais lá dentro, ganhar peso, saúde e se desenvolver. A natureza é perfeita e, há milênios, tem feito seu trabalho direitinho, no timing exato, sem tirar, nem por. Aí vêm os médicos, com seus discursos: “Olha, só espero até 39 semanas. Se não nascer, vamos para a cesárea” ou “O bebê vai passar do tempo, melhor tirarmos ele daí antes do final de semana”.

Esses dias, li o relato de uma cesárea em que o médico resolveu antecipar o nascimento do bebê com 37 semanas e o pequeno não resistiu. Faleceu. É a bendita mania do homem de querer interferir em coisas que já têm seu ritmo certo estabelecido. As intervenções da medicina e toda a sua evolução tecnológica são, sim, superimportantes e salvam vidas, mas não podem ser usadas de maneira banal, para adiantar nascimentos porque o médico precisa viajar no fim de semana, porque os pais querem que o bebê nasça no mesmo dia do aniversário da bisavó ou porque nascer depois do meio do ano pode fazer com que a criança fique atrasada na escola, sei lá.

É difícil, eu bem sei, mas é preciso esperar. Muita calma nessa hora. Se tem uma coisa que aprendi no meu pré-natal na casa de parto e nas inúmeras leituras que tenho feito durante a gestação, é que as mães é que parem os filhos e eles é que decidem o tempo e o jeito certo de chegar ao mundo. Os médicos não têm nada que definir até que data vão esperar. Eles NÃO são, nem de longe, os protagonistas desse momento único que é o parto.

dontopen

9 opiniões sobre “A arte de esperar

  1. Eu imagino que nessa reta final a ansiedade seja grande mesmo!
    Mas a natureza sabe muito bem o que faz, né? Acho tão perfeito! ^^
    É lamentável que existam profissionais que acham que estão acima disso, acima de uma coisa que acontece há muito mais tempo do que eles existem; enfim, eu torço pra esse cenário mudar logo.
    Ainda bem que temos a Casa Angela, rs. É um conforto saber que estamos bem assistidas, né?

    Logo logo a Marina vai te avisar que já chegou a hora dela. E vai ser lindo!

    Super beijo!

  2. Difícil é controlar a ansiedade. Minha irmã está gravidinha e tb está com 37 semanas, sabemos que pode ser a qualquer momento…
    Vc disse bem o momento deles é o correto, meu bb nasceu de 38 semanas não pq antecipei, mas pq já era o momento dele… bjss e boa hora!

  3. Já passei por isso… sei que às vezes a ansiedade e o tempo não passam.
    Mas passa! 🙂
    Aproveita esses últimos momentos pra descansar! Terminar os últimos detalhes do bebê, da casa… e relaxe!
    Leia um livro…
    Aproveite esses últimos momentos, porque depois vai ser puxado!
    Gostoso, claro e sem dúvida… mas puxado!!! hehehe

    Boa sorte aí na sua espera e que tudo dê certo!

    Beijos
    Karin
    http://www.mamaeecia.com.br
    #recantocomenta

  4. Com 32 semanas sinto ansiedade tb,e quero parto normal,como é minha primeira gestacao fico só imaginando como será,,,agente nao pode prever nada, isso dá um nervoso!!!Mas precisamos relaxar e curtir os ultimos momentos…hehehe depois a vida vai mudar pra sempre…bjosss adoro o blog….

  5. Dizem que o último mês da gravidez parece durar 9 meses. Eu já me antecipei e com 7 parece que o tempo parou. Muita ansiedade mesmo! Mas agora tá tão pertinho né flor, a Marina sabe a hora dela e vai te pegar de surpresa ❤

  6. Olá! Amei seu blog! Segurar a ansiedade é a coisa mais difícil nessa hora. Vem conhecer o meu e compartilhar comigo das aventuras da maternidade. rsrs #recantocomenta Bjs Camila Vaz

Deixe um comentário

