Quando o bebê manda um sinal de “estou pronto!”

O bebê avisa quando está pronto e desencadeia uma reação, que faz a mulher entrar em trabalho de parto

O bebê avisa quando está pronto e desencadeia uma reação, que faz a mulher entrar em trabalho de parto

Já disse aqui algumas vezes que meu plano é que a Marina nasça de parto normal. Estou me informando muito sobre o assunto e me preparando física e psicologicamente para isso – apesar de saber que, no final, quem vai escolher tudo será ela. Uma pessoa que acompanho bastante e que, por tudo que leio e pesquiso, é uma das mais entendidas quando se fala em “parto natural” na atualidade é a parteira Ana Cristina Duarte, do GAMA (Grupo de Apoio à Maternidade Ativa).

Outro dia, lendo um texto dela, aprendi uma coisa interessante. Muitas mães podem já saber disso, mas eu, como grávida de primeira viagem, acho cada detalhe fascinante e acredito que vale a pena compartilhar. De acordo com Ana, o trabalho de parto é desencadeado por uma substância chamada surfactante. Quando o pulmão, que é o último órgão a amadurecer, fica pronto, ele começa a produzir o tal surfactante, que, em contato com o líquido amniótico, provoca uma reação que faz a mulher entrar em trabalho de parto.

Isso quer dizer que, enquanto a mulher não entra em trabalho de parto (com as contrações, a dilatação, etc.), o bebê ainda não está pronto. Por isso, nas palavras da parteira, “não adianta escalda pé, acupuntura, comida apimentada e escrever cartas”. Assim, também dá para concluir que não é legal agendar uma cesária para a data mais conveniente para os pais ou para o médico. É preciso saber se o bebê está pronto para respirar todo o ar que esse mundão oferece. Então, meu bem, a única coisa que você pode fazer se estiver com pressa é conversar com seu filhinho e pedir, implorar e rezar para ele produzir o bendito surfactante. E ponto.

21 opiniões sobre “Quando o bebê manda um sinal de “estou pronto!”

  1. Geralmente isso acontece, mas tem muitos fatores externos que podem adiantar o nascimento. Por exemplo eu, que nasci de 7 meses. Minha mãe disse que achou que estava abortando quando eu dei sinais de que queria nascer. Graças a Deus deu tudo certo, mas o que rolou foi que eu, ansiosa, apenas estava de saco cheio da barriga da mamãe hahahaha

    • Ah, é… Existem casos e casos. Mas o legal é esperar um sinal de que o bebê está pronto para esse mundão. Mesmo que ele seja apressadinho, como você. Beijooooos!

  2. Eu sou mãe de primeira viagem,tbm acho que é o bebe quem dá o sinal que esta pronto para vir ao mundo,quero ter um parto normal estou com quase 36 semanas e fixo um pouco ansiosa em saber que minha bebe pode nascer ate 41 semanas,não sei se aguento ,pois tenho sentido dores desde 30 semanas que se intensificaram mt com33 semanas. e mt inchaço.Espero que minha gestação não se prologue mt ,mas que minha filhota venha no tempo certo de Deus com saúde!

    • Oi, Cintia. Imagino a sua ansiedade. Eu já estou à flor da pele com 31 semanas. Imagine com 36? Que sua bebê venha linda, saudável e no momento certo. A natureza sabe o que faz. Dê notícias da sua princesa por aqui.

      Beijos e obrigada pelo comentário!

  3. Mamães de 1ª viagem, Eu tbm sou novata no ramo, tenho minha primeira filhinha com 9 meses de idade, a apressadinha nasceu com 37 semanas, mas na verdade eu creio que porque eu conversava muuuito com ela e pedia pra ela vir ao mundo logo, afinal já estava difícil carregar aquele barrigão. Pedi, pedi e ela atendeu. Nunca vou esquecer de quando entrei em trabalho de parto: a dor, a emoção, o nervosismo, a completa compreensão da grandiosidade do que estava fazendo… Foi ao longo do trabalho de parto que realmente entendi “Vou trazer uma menininha ao mundo! Vai ser minha filha!”. A dor é real e incomoda, mas jamais trocaria aquelas 16 horas por algo mais confortável, porque o trabalho de parto faz parte dessa incrível coisa que é tornar-se mãe! Parabéns pela escolha do parto normal, só vim dizer que, pela minha experiência, esse é um caminho difícil e incrivelmente maravilhoso! E que venham os bebes! Boa sorte às mamães!

    • Obrigada, Tatiana. Histórias como a sua me animam cada vez mais e me fazem pensar que é possível e que eu vou conseguir também trazer minha filha de maneira natural. Como você disse, o caminho é difícil, mas não quero passar por essa vida sem atravessá-lo. Pelo menos não sem tentar.

      Beijos e obrigada pelo comentário.

  4. Eles decidem sim a hora de nascer, mesmo quando essa hora é antes do tempo! Acho muito importante fazer o que estás fazendo, se informar e procurar saber tudo sobre o processo que vai acontecer no teu corpo.
    Só digo uma coisa, por experiência: não são as contrações naturais que são insuportáveis e sim o maldito sorinho que usam para indução! Tive dois PN, uma natural mesmo e outro induzido. No natural nem senti dor, sentia um incomodo. No induzido eu berrei, me contorci e implorei por drogas pesadas. Então, se conseguir evitar o sorinho, evite!
    bjos
    #amigacomenta
    http://www.mamaeneura.com

    • Oi, Luisa.

      Essa é a intenção. Se a Marininha concordar com os planos da mamãe, ela vai chegar a esse mundo com o menor número de intervenções possível. Vamos ver o que a natureza nos reserva, não é?

      Beijos e obrigada pelo comentário.

    • Concordo,cheguei ao hospital c 7de dilataçao totalmente suportaveis,ligaram o infeliz do soro em mim (nao sei pra que)se ja cheguei c 7 pedia p morrer tamanha dor q senti!me deram analgesia q acabou demorando foi mais !

  5. Quando decidi fazer o PC foi encima do laço, na consulta, eu desejei o PN, mas pensei muito na segurança e bem estar da minha filha, tbm pesquisei, busquei informações, então quando tomei a minha decisão foi bem consciente do que estava fazendo e senti que ela estava pronta, ela encaixou, tive contrações, mas não quis arriscar um PN e não faria diferente.
    O que vc está fazendo é muito bom, buscar informações, bom seria se toda mãe tivesse acesso as informações e seus direitos respeitados.
    Bjs
    #amigacomenta

    • É, Silma. O mais importante é aproveitarmos o acesso a toda informação que temos para nos preparar para esse momento especial, que é o nascimento de um filho. A vida e a natureza são perfeitas. Cada um tem sua forma especial de vir ao mundo.

      Beijos!

    • Sim, é a conexão mais bonita e mais bem feita do mundo. A natureza é perfeita em cada detalhe! Obrigada pelo comentário, Lele. Beijos!

  6. Estou minha segunda gravidez, também de 31 semanas. Estou muito ansiosa, principalmente porque na primeira minha bolsa estourou quando eu estava com 36 para 37 semanas. Dessa vez tomei injeções de Celestone para evitar qualquer prejuízo a minha filha caso ela tenha a mesma pressa de seu irmão mais velho! E mesmo com a bolsa rota, após um dia inteiro no hospital esperando o trabalho de parto começar ele não veio. Como não quis nenhum tipo de indução tive que esperar e nada aconteceu, apenas 4 cm de dilatação, mas nenhuma constração, sim nenhuma rs… Queria tentar um PN porém quando o liquido aminiótico começou a apresentar sinais de meconio optei pelo PC. Não me arrependo, esperei o que pude, e no fim meu filho mesmo prematuro, não precisou de UTI, nem respirador, apenas aspiração devido ao meconio, mas saiu da sala de parto enrolado no meu peito e foi direto comigo para o quarto.
    As vezes a “natureza” nos prega algumas peças… Temos que estar preparadas para tudo, pois no fim o que conta é a saúde de nossos bebês!

  7. Pingback: A arte de esperar | Casa, cozinha e fralda trocada

  8. Olá,
    eu sou mae de primeira viagem de um menino de 3 anos…
    Quando eu estava gravida,fiz um cursos para mamaes que a empresa que eu estava trabalhamdfo oferece para todas gravidas,era um monte de aula com pediatra,psicologo e obstreta,e uma das principais coisas que me marcou foi o quanto o parto cesaria pode ser traumatico para a criança,e desde entao eu sabia que se por escolha minha ele nasceria de PN .
    E realmente nasceu…
    Meio a força
    pq ele teve que ser puxado,e so nasceu pq a emfermeira subiu em cima da minha barriga pra ele descer…
    Espero que nao tenha machucado ele,pq foi a melhor coisa,poder pega meu filho logo depois do parto..
    E principalmente me dedidcar a ele,eu recebi alta no outro dia,e como minha mae estava demorando muito pra ir me buscar.e eu nao aguentava mais o hospital,arrumei minha bolsa,peguei meu filho e fui embora a pé ate o ponto de onibus,onde o taxi dezesperado foi me pegar…kkk

    ja minha irma,viajou e td para nao fazer PC ,mas no fim,ja havia passado da hora e teve que ser PC msm.
    Mais uma coisa passou no jornal da cultura recentemente que o PC aumenta em130% DE CHANCE DAS CRIANÇAS NASCEREM COM DOENÇAS RESPIRATORIAS.e em 30% CHANCE DAS MAE MORREREM NO PARTO.

  9. Tava lendo o comentario de Luiza..
    Nem me lembranva,mas tbm tive que tomar o sorinho,..
    Cheguei no hospital com a bolsa estourada e 2cm de dilataçao,mas sem nenhuma dor so alegria,detetei a emfermeira que veio com uma buzina acorda meu filho…
    Me lembro que uma semana antes eu fui no banheiro e saiu uma especie de catarro,que um dos obstretas do curso disse que era um tampao e que avisava quando estava chegando a hr…
    Fui ao medico e nd….
    Eu sempre perguntava pra minha mae cm era a dor do inicio de trabalho de parto…ate que um dia na casa de uma amg comecei a sentir umas pontadas nas costas,fiquei calada ate chegar em casa e contar pra minha mae…
    Foi assim:
    mae como é msm as dores q a sra falou?
    Ah e assim nas costa puxando pra frente,pq?
    Pq eu acho que to sentindo!

    Se passaram mais 2 dias com intervalos grandes dessas dores,ate que eu fui na minha ultima consulta do pre natal,a obstreta depois de medir minha barriga falou que se ele nao nacesse hj ia ter que ser cesaria pq minha barriga tava mt grande,parece que ele ouviu pq foi ela me examinar para a bolsa estourar …
    Do psf para o hospital numa alegria so…

  10. Amanhã completo quarenta semanas e Cathatina está pra chegar. As dores só aumentam, não estou nervosa, nem com medo, nem completamente ansiosa, eu estou ansiosa sim, mas em um nível menos elevado que a maioria das mães, estou bem calma, confiante e aguardando pra quando ela estiver pronta prq vir ao mundo 😀
    Boa sorte para nós mamães!!

  11. Acredito que cada caso é um caso, minha primeira gestação durou mais de 42 semanas, gostaria muito ter entrado em trabalho de parto naturalmente mais infelizmente não conseguir, os medicos induziram meu parto e meu filho nasceu de um parto normal com 51cm e 3,985 um bebezão… 5 anos depois estou eu aki denovo com 38 semanas esperando uma menina, super ansiosa mais espero que dessa vez não precise induzir e que ela venha na hora certa cheia de saúde como meu filho veio… Tenho apenas 21 anos mais meus filhos são o melhor de mim… Kauã Nickollas e Layla Beatriz ❤

Deixe um comentário

