Vocabulário para mães inexperientes

dicionarioSou jornalista e trabalho com textos o dia inteiro, há anos. Mas desde novembro do ano passado, quando soube que estava grávida, tenho me deparado com uma série de palavras que parecem ter vindo de outro mundo. Aquelas que você finge naturalidade ao escutar, para se fazer de entendida, mas depois corre para o Google, na tentativa de saber o que é. Tipo, alguém virava para mim e falava: “Olha, você vai precisar de um bebê-conforto logo que sair da maternidade. Já vai pesquisando os preços!”. Oi? Bebê o que? Mas tudo bem. Essa foi fácil. Não demorei muito para aprender que esse é o nome dado à cadeirinha usada para carregar os nenenzinhos no carro. Ah tá!

Porém, não era só isso. Eu agora precisaria de cueiros, culotes, pinças higiênicas, pagões… Gente, um nó! E eu que pensava que sabia de tudo… Neste momento, do “alto” dos meus seis meses e três dias de gravidez, já descobri o significado de grande parte das coisas que compõem esse novíssimo dicionário. Então, para ajudar outras mães perdidaças inexperientes, fiz aqui uma listinha com alguns exemplos desses termos esquisitos. Vejam se aprendi direito:

Cueiro – Uma mantinha de flanela feita para enrolar o bebê no estilo charutinho.
Pagão – Tá, eu sei que todo mundo já conhecia essa. Mas o nome é estranho vai? É o conjuntinho composto por body, calça e casaquinho.
Tesourinha de romba – Aquela tesourinha com a ponta curvada para cortar as unhas do bebê.
Chuquinha – Aquela mamadeirinha menor usada para colocar chazinho ou água.
Colcha de piquê – Uma colcha cheia de babadinhos e frescurinhas para decorar o berço.
Sling – Adoro esse! Aquele acessório de pano para carregar o bebê junto ao corpo. (Já ganhei um lindinho. Eba!)
Mijão – Uma calça, geralmente de algodão, com elástico na cintura. Pode ter pézinho ou não.
Culote – É a mesma coisa que culote.
Pinça higiênica – Acessório que facilita a retirada do bico da chupeta ou da mamadeira da água quente. Evita a contaminação manual e, é claro, as possíveis queimaduras nas mãos de mamães e papais.
Vira manta – Um tecido bordadinho que fica por dentro do cobertor, na parte que fica em contato com o pescoço e o queixinho do bebê. A ideia é proteger a pele de alergias e irritações.

Tem mais alguma palavra estranha que ficou de fora da lista? Me ajudem! Será que vou me deparar com outras surpresas até o final da gestação?

Uma opinião sobre “Vocabulário para mães inexperientes

  1. Pingback: Da série “coisas que eu não tinha parado para pensar”: banheira de bebê | Casa, cozinha e fralda trocada

Deixe um comentário

