Planejamento de refeições: não é frescura (juro!)

Se eu mesma me deparasse com esse título há algum tempo, eu ignoraria ou daria risada. Pensaria que isso é coisa de gente neurótica e que nunca daria certo na vida real. Mas desde que saí da casa dos meus pais para dividir um apartamento com o Luiz e com a minha irmã, sou eu que cuido da comida e das compras – sorte deles que eu não tive enjôos no início da gravidez e pude continuar cumprindo minha parte nas tarefas normalmente. E na prática, eu garanto pra vocês: planejar as refeições faz toda a diferença. A vida fica muito mais fácil quando a gente se antecipa e já pensa com antecedência no cardápio da semana.

cardapio

Não que cardápio aqui de casa seja algo muito elaborado. São sempre coisas simples, práticas e, na medida do possível, saudáveis. Nós três trabalhamos fora, chegamos cansados e com fome. Então, é só aquela comidinha rápida mesmo. Também não é um planejamento seguido à risca, sob regime ditatorial. Afinal, ninguém é de ferro e de vez em quando rola de chegar tarde e/ou ficar com preguiça e simplesmente comprar uns pães com frios e refrigerante ou ligar para o disque-pizza ou acontecem compromissos de última hora, que nos fazem comer na rua.

Mesmo assim, saber o que será feito é bom e eu vou tentar explicar alguns dos motivos:

1) Ajuda a economizar nas contas – quando você sabe o que vai preparar ao longo da semana, já faz a lista de compras exata e não coloca alimentos desnecessários na sacola da feira ou no carrinho do supermercado.

2) Diminui o desperdício – pelo mesmo motivo explicado no item acima: você já compra tudo certinho e não deixa as coisas esquecidas, estragando na despensa e na geladeira.

3) Poupa seu tempo – você não perde horas preciosas abrindo a geladeira e pensando para decidir o que vai fazer

4) Evita esquecimentos – você se lembra mais facilmente quando precisa tirar uma carne do congelador, por exemplo.

5) Menu variado – dá para ter uma noção melhor de como sua família está se alimentando e incentiva a buscar receitas diferentes.

Há várias maneiras de organizar o que você vai fazer: desde anotar em um papelzinho até usar um aplicativo de smartphone ou um software criado especificamente para isso. Vou dividir aqui a maneira como eu faço, que é bem no meio do caminho.

Sempre gostei de acompanhar blogs de culinária gringos (Alexandra’s Kitchen, The Kitchn, Broccoli Cupcake, Eat this food, etc) e brasileiros (como Panelinha, Gordelícias, Aqui na Cozinha, Pitéu, etc), além de o assunto comida ser um dos meus preferidos no Pinterest. Então, sempre que vejo alguma receita legal e fácil nestas páginas já salvo os links em uma planilha do Google Drive, que pode ser acessada de qualquer lugar. Aí, aos domingos ou sextas-feiras, antes de ir à feira, pego quatro receitas e divido pelos dias da semana em que eu cozinho: segunda, terça, quarta ou quinta. No fim de semana, cada um por si, né? (Pelo menos até eu começar a me preocupar com o que Marina começar a comer). Mas divido com prato principal, acompanhamento, salada e sucos. Sim, tenho feito suco natural todos os dias. Refrigerante sempre não dá e ninguém merece os sucos de pozinho, né? Nada saudáveis e aquele gosto artificial que Deus me livre. E quer saber? Colocar uma fruta e um pouco de água dentro do liquidificador para bater, nem é tão difícil assim.

Então, resumindo, marco lá o dia da semana, o que será feito e, ao lado, o que eu vou precisar comprar para cumprir aquele planejamento. Aí, é só juntar os ingredientes em uma listinha (aí vem a listinha no papel mesmo) e levar para a feira. Simples, simples.

Assim:

Captura de Tela 2013-04-11 às 18.06.47

Parece chato de fazer, mas, sério, não é. Na verdade, é até divertido. Se alguém resolver experimentar, duvido voltar aqui para me contar o que achou.

2 opiniões sobre “Planejamento de refeições: não é frescura (juro!)

  1. Pingback: Café da manhã no parque | Casa, cozinha e fralda trocada

Deixe um comentário

